segunda-feira, 14 de setembro de 2009

dicas e truques para aumentar o pagerank

Quer um meio de aumentar seu page-rank? ("seu" não, né, "do seu site"). Conheça um meio simples e nada legal se feito com esse objetivo, mas que dá, dá. É certo que os sites "mais importantes" pro Google são os que têm mais links ou referências em outros sites, e não é de hoje que muitos linkam à vontade um monte de sites com objetivo de aumentar o pagerank destes - e assim aparecerem mais acima nos resultados das buscas.


Um jeito de conseguir links para seus sites é fazer algo de útil, colocar um link nesse algo de útil, e incentivar o pessoal a usar no seu site (êee português, esse "no seu site" aqui quer dizer "no site deles", "no site do pessoal"). Algo como criar um gadget, sabe?
Botões de blogs, sites agregadores de conteúdo e alguns banners de sites são um ótimo meio. Alguns medidores de pagerank não ficam atrás não :)
Do outro lado... Quando é assim o ideal é que você modifique o link, colocando o atributo rel="nofollow" na tag a, caso esteja no lugar de quem vai colocar o link - e não no lugar no dono do link. Ficaria:
...
Um outro exemplo, mais fácil ainda de conseguir adeptos que linkam involuntariamente para seu site, é com o fornecimento de temas e layouts prontos - como os vários temas para Wordpress. E vendo pelo outro lado... Manter os créditos e referências é uma coisa, agora fornecer tráfego e page rank para aproveitadores é outra.
Se você experimentou um tema novo, vale a pena exibir o código fonte do seu blog pelo navegador (com a página montada, e não somente ver as partes desmontadas em PHP), e procurar por links, pesquisando por < b=""> no código. Alguns maliciosos pegam temas prontos, adicionam links e redistribuem os temas.<>
Se bobear, dependendo da quantidade de links e principalmente da qualidade destes, o seu site/blog poderá até ser penalizado nas buscas (leia-se: no Google). Edite o template e pegue esses links inúteis. Remova-os! Deixe os créditos, claro. Muitos links em tags

podem ficar ocultos dependendo dos atributos dela, e isso é uma manipulação de page rank. Você daria links invisíveis no seu site para outros sites que você nem conhece, sem saber. Fique esperto(a)!
Quanto ao autor do tema, vale a pena deixar o link para o site dele como referência, tanto por créditos como por respeito e incentivo ao trabalho dele. Mas não custa colocar um rel="nofollow".
No i3Theme, que uso no meu site soubalada.com atualmente, haviam muitos links no rodapé (footer). Tinha isso:
i3Theme 1.6 is designed by N.Design Studio, customized by MangoOrange™, supported by Web Hosting Geeks, sponsored by Web Hosting Reviews & Free Coupons and Cheap Web Hosting
Onde as palavras sublinhadas continham os links. Pow, brincando temos seis links! Eu não quis nem saber, removi os outros e deixei só os 2 primeiros (o site do tema em si e o do produtor), com rel="nofollow" ainda por cima. Não importa que o tema é suportado pela Web Hosting Geeks e patrocinado pela Web Hosting Reviews nem Free Coupons and Cheap Web Hosting, e em partes, nem que foi customizado pelo MangoOrange™ - afinal no site do tema tem tudo isso, quem baixar o tema saberá de tudo isso. Créditos sim, abuso de links, não.
Outra coisa é evitar linkar links comprados sem rel="nofollow". A democracia nos resultados das buscas deve ser conseguida por mérito, por qualidade, e não por dinheiro. Links de anunciantes, por favor, sempre com rel="nofollow"!
De parceiros nem tanto, afinal se o site é um parceiro, ele tem seu voto de confiança - e não há nada demais em ter o seu voto como link.
Alguns sistemas de publicidade colocam links ocultos sem "nofollow", que ficam na página muitas vezes sem aparecer (como vi hoje num sistema, que não vou citar o nome aqui). Nesse que vi, o link ficava num DIV que só era exibido quando não houvesse anúncios, estes eram em flash. Como o DIV seria incluso na indexação da página, você estaria a fornecer um link para o site sem saber, afinal a propaganda no navegador apareceria em flash.
Aí entra um problema. Geralmente os sites de anúncios não permitem que os códigos de publicidade sejam modificados, até para evitar fraudes. O que fazer? Coloque o link e forneça page rank sem mérito, ou não use esse tipo de publicidade. Se quiser se arriscar, pode modificar o código do anúncio colocando o rel="nofollow", mas não reclame depois se cancelarem sua conta no sistema do anúncio :p
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Os que usam scripts em JavaScript geralmente não apresentam esse problema, pois mesmo que tenham links sem o rel="nofollow", não estarão sendo percebidos pelos motores de busca - já que os scripts não seriam indexados.
A questão é linkar com responsabilidade, e não ser um mão de vaca quanto aos links.
Uma coisa justa, é que se um site te linka com rel="nofollow", seria bom que você, quando fosse linká-lo, também incluísse o rel="nofollow". Aplicando isso, vi esses dias num blog português o cara falando da Wikipédia (o daniel rocha, no site sgda, num artigo em que falou do nofollow). Pergunta: Porque ela é famosa no Google, aparecendo em primeiro ou na primeira página para um monte de pesquisas? Resposta: Porque tem links em muitos sites, esse é um dos grandes motivos! Mas na hora de linkar para outros, ela usa o rel="nofollow". Tudo bem que é para evitar que se insiram links abusivos (spam por parte de visitantes maliciosos ou robots). Mas poxa, o cara contribui com artigos e coisas para a Wikipédia, enriquecendo-a, é referenciado ("quando" referenciado) como fonte e vem com um link "nofollow"? É complicado para os dois lados. Eu não vou falar pessoalmente da Wikipédia porque tenho "n" coisas contra ela (não contra a idéia, mas sim como ela é implementada).

Aproveite as dicas, linke com responsabilidade, e evite penalizações nos motores de busca. Quem chegou aqui com o objetivo de aumentar o pagerank deve ter se decepcionado um pouco, mas vale a pena ser realista, não acha? Não existe um "milagre". Faça um bom site, que seu page rank aumentará por mérito com o tempo :)

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