Chegámos a 2013 e depois de mais um ano de muito trabalho, a grande maioria dos blogueiros tem tendência para pensar em tudo aquilo que deverá ou não fazer durante o próximo ano. É lógico que todos nós, blogueiros, desejamos que os nossos blogs cresçam mais, rendam mais, etc., mas para que isso aconteça é necessário criar e trabalhar um plano de marketing sólido e voltado para o sucesso. Ao longo dos últimos anos vimos muitos blogueiros fracassar, fecharem seus blogs, dispersarem nos seus objetivos, escolher os caminhos menos certos, etc. Tudo isso está relacionado com o planejamento e acima de tudo com a afirmação do blog perante o seu público alvo. E é precisamente isso que todos nós deveremos fazer em 2013: criar um plano de marketing voltado para o sucesso e para o investimento.
Se você tem um blog há alguns anos e/ou um blog relativamente recente mas para o qual adora trabalhar e sente que tem o potencial necessário para ser um sucesso, você precisa de um plano de marketing para 2013. Ao realizar um planejamento acertado, você saberá concretamente o que fazer durante os próximos 365 dias para alavancar mais rapidamente o seu negócio e colocar o seu blog com o destaque que ele merece. A pensar nisso, definimos um conjunto de 10 estratégias que todo e qualquer blogueiro deveria colocar no seu plano de marketing para 2013, e um bónus extra para aqueles que gostam de investir no seu conhecimento!

1. IDENTIFIQUE O SEU PÚBLICO ALVO
Para que você possa delinear corretamente o seu plano de marketing, você precisa de saber quem são os seus leitores, o que eles gostam, quais são as suas faxas etárias, que tipo de dúvidas e/ou necessidades é que eles têm, entre muitas outras coisas. Conhecendo concretamente o seu público, você saberá mais facilmente para onde direccionar a sua atenção e que estratégias implementar no seu blog durante os próximos meses.
Existem diversas formas de você conseguir identificar o público alvo do seu blog. Seja através de uma análise detalhada no seu Google Analytics, usando algumas ferramentas na internet ou mesmo realizando um inquérito personalizado junto dos seus visitantes. Vejamos:

Embora numa primeira instância as cidades de onde o seu público acessa o seu blog possa não parecer algo importante ou interessante, a verdade é que este tipo de informações podem ser utilizadas para campanhas publicitárias através das redes sociais, blogs, etc. Saber que a grande maioria dos seus acessos são feitos a partir de São Paulo ou Belo Horizonte, por exemplo, pode ajudá-lo a direccionar as suas campanhas para os usuários que vivem nessas cidades em concreto.

Embora o Alexa não seja uma ferramenta muito fiável (na verdade é pouco interessante), ela permite-lhe também ter uma ideia das demografias do seu público, o que pode ser interessante quando se trabalha com anúncios e publicidade segmentada na internet. Saber que o seu público alvo está entre os 18 e os 34 anos, é um dado demográfico muito importante a colocar no seu plano de marketing.
Para conseguirmos saber com maior exactidão o tipo de público que visita um blog, podemos comparar os dados do Alex com os dados demográficos da nossa página de fãs do Facebook. Sabendo de antemão que a grande maioria dos fãs do blog são leitores das matérias, podemos ficar com uma ideia mais clara da demografia existente. Vejamos:

Se compararmos os resultados entre o Alexa e o Facebook, percebemos que efetivamente o nosso público alvo é composto maioritariamente por usuários entre os 18 e os 34 anos de idade, e que os acessos são feitos maioritariamente a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Belo Horizonte. Estes dados ao nível das cidades, são também eles idênticos aos que o Google Analytics nos apresenta, pelo que a margem de erro é bastante reduzida.

Por fim, podemos também optar por criar um inquérito/enquete através do Google Docs, que além de ser gratuito, permite estruturar todo o formulário de questionamento de uma forma bastante versátil. Você poderá colocar as questões que bem desejar junto do seu público e depois analisar os diferentes dados demográficos resultantes desse mesmo inquérito. Muitos blogueiros fazem isso e acabam por expor os seus resultados no blog para anunciantes saibam atempadamente qual o tipo de público do blog. No entanto, a grande mais-valia desses dados é você poder colocar em prática estratégias de promoção e divulgação baseadas no seu tipo de público alvo.
2. DIRECCIONE O SEU FOCO PARA NOVAS OPORTUNIDADES

Se fizermos uma pesquisa na Wikipédia, por exemplo, descobrimos facilmente quais são as línguas mais faladas do mundo, e quais os países onde essas línguas estão instituídas. Isso permite-lhe saber, por exemplo, que o português é apenas a 8ª língua mais falada do Mundo, atrás de outras línguas bastante populares como o Francês, Espanhol e Inglês. Sabendo disso, você poderá realizar um planejamento no sentido de expandir o seu blog para outras línguas, como essas citadas, para que o seu alcance em termos de público alvo possa ser maior e os seus rendimentos também.
O mesmo se aplica às mídias sociais. Com um crescimento cada vez mais acentuado de usuários usando o Facebook, Twitter, Google+, Youtube, Pinterest, etc., você precisa aproveitar essas oportunidades e criar campanhas para dar a conhecer o seu trabalho ao maior número de usuários possível (veja o ponto nº8).
3. TRABALHE NA CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA
Hoje em dia as pessoas compram marcas, consomem informações sobre as marcas, são apaixonadas pelas marcas, etc. Ter uma marca é fundamental para construir um modelo de negócio voltado para o futuro. Se você continua vendo o seu blog como apenas um blog e não como uma marca, você provavelmente vai-se dar mal no futuro. Você precisa pensar em antecipação naquilo que os usuários estarão consumindo daqui por 5 ou 10 anos, e caso o seu blog não seja uma marca sólida e voltada para o futuro, você acabará perdendo tráfego, leitores e o protagonismo de até então.
Quando escrevemos o artigo “Você olha para o seu blog como um negócio?” falámos de alguns dos aspectos mais importantes de tornar o seu blog no seu negócio e na sua marca. Isto significa que você provavelmente terá de fazer re-adaptações ao seu negócio atual e pensar como ele será daqui por 5 ou 10 anos. Quando mudámos do antigo Fique-Rico.com para o novo EscolaDinheiro.com foi precisamente pensando no futuro, no modelo de negócio e na marca que pretendíamos instituir.
Procure estudar a possibilidade de o seu blog tornar-se numa marca de referência na sua área de negócio. Se por ventura tem um blog no Blogspot e não tem um domínio próprio, deverá começar por aí, comprando um domínio .com, .net ou .com.br. Procure por um nome fácil de memorizar, que seja explicativo daquilo que o seu blog trata, e que seja facilmente adaptável a produtos, como Ebooks, Cursos e/ou mesmo produtos físicos.
4. REGISTE A SUA MARCA
O registo de marca, tanto em Portugal quanto no Brasil, é bastante simples e acessível. Ao registar a sua marca e o seu logotipo, você tem a possibilidade não só de impedir que outros blogueiros façam uso dela indevidamente, como também aumentar o nível de confiança dos seus usuários na sua marca. Em Portugal o Instituto Nacional de Propriedade Industrial disponibiliza um registo de marca/logotipo com preços variáveis e diversas opções de protecção da marca. No entanto, um registo simples de logotipo e nome, custará cerca de 100€ por 10 ano, o que significa um investimento de 10€/mês para manter a sua marca registada. No Brasil é também o Instituto Nacional de Propriedade Industrial que disponibiliza o serviço de registo de marcas online, para que você possa registrar sua marca.
O registo de marca é por norma um processo simples, rápido e eficiente, que lhe permite ser o dono da sua própria marca, impedindo outros blogueiros de fazerem uso indevido dessa mesma marca, ou registrarem outras extensões de domínio para se tentarem aproveitar do seu trabalho. O registo de marca é também um passo importante no seu planejamento de marketing para 2013, pois permitir-lhe-á encarar o mercado com maior confiança e determinação.
5. INVISTA NA SUA MARCA DO JEITO CERTO
Tal como qualquer outra marca, você precisa investir no mercado do jeito certo, gerenciar corretamente todos os seus perfis sociais, ter uma estratégia de gestão de risco para quando acontece algo de menos positivo, etc. Investir na sua marca é dar a conhecê-la aos seus usuários através de campanhas de publicidade, por exemplo. Pegue numa fatia do seu fundo maneio para investir em anúncios do Google e Facebook, por exemplo, comprar publicidade e artigos patrocinados em blogs, investir em redes de afiliação para comercializar produtos seus através de um programa de afiliados, etc. Existem inúmeras formas de você investir corretamente na sua marca de uma forma positiva e pensando no futuro.
6. TRABALHE CAMPANHAS DE PPC NO GOOGLE E FACEBOOK

Trabalhe corretamente as suas campanhas de PPC no Google e Facebook para aumentar drasticamente a sua base de fãs e leitores, mas também para gerar um maior volume de vendas para os seus produtos, quer sejam eles produtos físicos ou digitais, como Ebooks, Cursos, etc. Este tipo de campanhas são extremamente rentáveis quando estruturadas diretamente para o público alvo do seu blog, conforme vimos no primeiro ponto deste artigo. Aproveite também para ler o nosso tutorial com dicas e estratégias para anunciar no Facebook Ads.
7. SUB-CONTRATE CONTEÚDO
Quando um blog atinge um determinado nível, a sub-contratação de conteúdo torna-se essencial para corresponder à demanda e às necessidades dos leitores. Já aqui falámos também sobre como contratar novos escritores para a sua equipe e como encontrar Freelancers para escrever no seu blog. Aumentar a sua equipe torna-se fundamental a vários níveis, mas principalmente para que você tenha mais conteúdo no seu blog e possa atingir um maior público alvo. Se você não consegue escrever todos os dias e/ou pretende ter mais conteúdo no seu blog diariamente mas não tem capacidade de escrever esse conteúdo todo, você precisa começar a sub-contratar pessoas para o ajudar, e isso faz parte de um planejamento de marketing voltado para o sucesso, em que o investimento realizado tem sempre em vista o retorno esperado.
8. INVISTA NAS SUAS REDES SOCIAIS

Sempre que você publica algo na sua página de fãs do Facebook, por exemplo, você pode analisar o comportamento dos seus leitores e perceber quais os tipos de conteúdos que eles mais gostam. O Facebook é também uma excelente plataforma para obter tráfego de qualidade para o seu blog. Para isso, elabore uma lista com diversos conteúdos de qualidade do seu blog, e publique pelo menos 2 artigos por dia na sua fanpage, mesmo que sejam conteúdos mais antigos, mas que tenham a qualidade necessária. Isso vai-lhe permitir fazer chegar esses conteúdos aos seus leitores mais recentes, aumentar o tráfego diário do seu blog e aumentar a interação dos seus fãs com os seus conteúdos.

O Facebook Insights para páginas de fãs, permite-lhe também perceber quais os tipos de conteúdos que funcionam melhor junto do seu público. Você pode ordenar esses resultados por tipo de conteúdo, ou misturar todos os tipos de conteúdos (imagens, texto, links, etc) numa única tabela, e depois jogar com os filtros de Alcance, Utilizadores Envolvidos, Pessoas que falam sobre isto e a taxa de Viralidade.

Se filtrarmos por exemplo por artigos partilhados na timeline de uma fanpage, podemos também perceber quais os tipos de conteúdos que geram um maior interesse junto dos leitores, para que possamos adaptar as nossas estratégias de conteúdo de acordo com esses indicadores.
9. FOQUE-SE NO CONTEÚDO DE EXCELÊNCIA
O conteúdo é Rei e continuará a ser por muito tempo. No futuro, só o conteúdo de excelência terá direito aos primeiros lugares dos resultados de busca e essa tendência como a verificar-se cada vez mais, o que significa que você terá de trabalhar ainda melhor os seus textos, diferenciando-os dos seus concorrentes pela excelência. Não basta escrever por escrever, é necessário informar, opinar, detalhar. É necessário que o seu plano de marketing para 2013 contenha também a produção de conteúdo de excelência a todos os níveis. Quanto mais qualidade os seus conteúdos tiverem, maiores serão as suas probabilidades de serem bem sucedido.
A juntar a tudo isso, quanto mais qualidade o seu conteúdo tiver, maior será o interesse dos seus leitores em compartilhá-lo com outros usuários. Evite ao máximo entrar em nichos de mercado que não domina e sobre os quais você pouco ou nada entende. Foque-se naquilo que você sabe fazer melhor do que ninguém, e aproveite esse conhecimento para escrever conteúdo de excelência e superar mais facilmente os seus concorrentes. Se estiver numa fase em que a produção de ideias não está tão fácil, considere ler o nosso artigo sobre Onde encontrar inspiração e ideias para novos artigos.
10. CRIE PRODUTOS IRRESISTÍVEIS

Procure perceber o que os seus leitores mais desejam, seja ganhar dinheiro na internet, emagrecer, comprar um carro, saber cozinhar bem, ou qualquer outra coisa. Foque-se nesse problema e numa solução para ele, através de um produto. Se o seu produto tiver capacidade de resolver esse problema, você acabará vendendo facilmente esse produto para os seus leitores. É isso que acontece com os programas de afiliados, quando eles convertem bem, por exemplo. Se você criar o seu próprio produto, você poderá criar também o seu programa de afiliados próprio e colocar outros usuários para revender o seu produto.
BÓNUS: PARTICIPAR DE EVENTOS E CONFERÊNCIAS
Para terminar, o seu plano de marketing para 2013 deverá incorporar também a participação em eventos e conferências relacionadas com o nicho de mercado que você trabalha. Não adiante você olhar para esses eventos como uma despesa, caso contrário você nunca sairá de casa para aprender mais. Você tem de olhar para eles como um investimento no seu conhecimento e como uma oportunidade para conhecer outros profissionais, estabelecer relacionamentos com eles e criar inclusivamente parcerias e sinergias que o possam beneficiar e ajudar o seu blog/site a crescer. Eventos como o Afiliados Brasil de São Paulo, são oportunidades muito boas para networking, aprender com os melhores e criar novas ideias para desenvolver durante o ano no seu blog e nos seus negócios na internet. Melhor do que você comprar um produto qualquer de um profissional de que nunca ouviu falar.
E VOCÊ, O QUE PRETENDE FAZER EM 2013 COM O SEU BLOG?
Que outras estratégia pretende colocar no seu plano de marketing e ação para 2013 no seu blog? Deixe o seu comentário e participe do debate também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário