domingo, 7 de março de 2010

DEIXAR SEU EMPREGO PARA TRABALHAR NA INTERNET


Quando se fala em trabalhar na internet a tempo inteiro, muitos blogueiros sentem dificuldades e segurança para tomar a atitude mais correta para as suas vidas. Não é fácil fazer uma transição entre um trabalho a tempo inteiro, numa empresa, por exemplo, para um trabalho a tempo inteiro na internet, sem ninguém do seu lado. A juntar a isso, o trabalho a partir de uma empresa é em teoria mais seguro do que se você trabalhar por conta própria, o que por vezes na prática até pode não ser. Existe um conjunto de equações e perguntas que são precisas esclarecer, as quais poderão ajudá-lo a decidir qual a melhor altura para avançar com o seu despedimento e logicamente com a sua nova aventura a tempo inteiro na internet. Já aqui falámos sobre Blogueiro em Full-Time ou Part-Time? e também sobre Qual a altura certa para deixar o seu emprego?, onde falámos sobre algumas dessas questões que por norma são impeditivas de uma mudança mais rápida. No entanto, existem muitas questões que você poderá fazer a si próprio para tornar as coisas mais simples e avançar sem receios para a sua nova vida.

A grande maioria das pessoas sente-se desconfortável em relação ao desconhecido, razão porque existem ainda muito poucos empreendedores a trabalhar a tempo inteiro na internet. Largar seu emprego para trabalhar exclusivamente em seus negócios na internet, pode parecer uma mudança arriscada, mas a verdade é que na grande maioria dos casos, resulta!
como ganhar dinheiro em casa

ANALISE O SEU EMPREGO ATUAL

Um dos primeiros aspectos a ter em consideração é o seu emprego atual. Você precisa de fazer uma análise profunda ao seu trabalho, para compreender quais as suas reais condições de empregabilidade, e o seu grau de satisfação em fazer aquilo que você faz neste exato momento. Muitos profissionais acabam por olhar somente para a folha de salário, esquecendo questões tão elementares como o ambiente no local de trabalho, as rotinas de trabalho, o tipo de trabalho, a relação entre você e os seus patrões, e uma série de outras questões que são fundamentais para que você se sinta bem fazendo aquilo que mais gosta. Muitos profissionais tendem a trabalhar uma vida inteira, fazendo aquilo que NÃO gostam, e isso é simplesmente horrível. Eis algumas questões que deverá colocar a si mesmo na análise ao seu posto de trabalho:
  • O seu salário é bom, tendo em consideração a sua experiência profissional?
  • O ambiente de trabalho é positivo, ou maioritariamente negativo?
  • Existe uma boa relação entre colegas de trabalho?
  • Existe uma boa relação entre você e os seus patrões?
  • O seu trabalho diversifica-se, ou prende-se com uma rotina idêntica todos os dias?
  • Existe forma de você explorar novas áreas de negócio e intelecto?
  • As ferramentas disponíveis são as mais adequadas ao seu trabalho?
  • As suas condições para trabalhar são boas (secretária, computador, cadeira, etc)?
  • Existe a possibilidade de você fazer pausas durante o dia para tomar um simples café?
  • Você é “obrigado” a trabalhar fora de horas? Esse trabalho é remunerado ou não?
  • Outras.
Estas são apenas algumas perguntas que você poderá tentar responder para perceber se está realmente satisfeito com o seu emprego atual, ou se você se está condicionando simplesmente pela sua folha de ordenado. Porque na verdade, ganhar muito dinheiro não significa que você tenha prazer naquilo que faz, e isso sim, é o mais importante a ter em consideração.

ANALISE A SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA

Embora não seja estritamente necessário você ter um fundo maneio muito grande para se aventurar a trabalhar por conta própria na Internet, a verdade é que se você tiver alguns milhares de Reais guardados, você irá sentir-se mais seguro e confortável para arriscar. Faça uma análise à sua situação financeira, mas não se restrinja ao dinheiro que você conseguiu poupar ao longo dos últimos anos. É preciso que você faça também um inventário dos ganhos que você já está conseguindo com o seu trabalho na internet. Para o ajudar com isso, desenvolvemos uma Planilha de controlo de gastos e receitas, que você poderá usar para controlar eficientemente as receitas do seu trabalho, e compreender em que ponto de situação você se encontra neste momento.
Logicamente, você terá de ter em consideração que ao trabalhar por conta própria, você está obrigado a pagar basicamente todas as despesas do seu bolso, incluindo a Previdência Social, por exemplo. Você deverá contabilizar todos esses gastos, o seu ordenado, seguros e uma série de outros aspectos que serão fundamentais no seu trabalho a tempo inteiro na Internet. Considere também consultar um contabilista a fim de perceber quais as suas possibilidades de se dar bem a trabalhar a partir de casa.

QUE TIPO DE ROTINA IRÁ ADOTAR?

Trabalhar a partir de casa a tempo inteiro é na verdade bastante diferente do que trabalhar num escritório com dezenas de pessoas. É uma rotina bastante mais solitária, e que não serve para a grande maioria das pessoas. Muitos profissionais tendem a ter enormes dificuldades de adaptação a essa nova realidade de trabalho, pelo que você deverá equacionar estudar bem a sua situação e perceber se está realmente interessado em enveredar por essa via profissional. É importante que exista disciplina mesmo quando se trabalha a partir de casa, e isso significa ter um horário de trabalho, ainda que não precise de ser exatamente nos mesmos horários que você usava anteriormente para os seus patrões. Se você trabalhava 8 horas por dia, o importante é que você consiga aplicar a mesma carga horária, independentemente da hora de início e terminus.
Os hábitos saudáveis para blogueiros são um aspecto muito importante a ter em consideração nesta nova etapa da sua vida, uma vez que eles serão fundamentais para o seu bem-estar. Há muitos profissionais que preferem fazer exercício físico logo pela manhã, antes de iniciarem o trabalho, ao passo que outros tendem a preferir realizar exercício depois da hora de espediente. Independentemente do modelo que se adapta melhor a si, o importante é que você crie a sua própria rotina de trabalho, uma vez que se você for demasiado liberal consigo mesmo, você tenderá a falhar prazos e objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário