É impressionante como muita gente acha isso dos recém formados em Informática. Pensa que é só entrar em uma garagem e começar a programar algo que em 1 ano já poderá vender por milhões de dólares e aposentar. Calma gente, as coisas não funcionam assim. Aliás, funciona totalmente ao contrário. Quanto maior a pressa de criar algo e ficar rico, mais o dinheiro foge de você.
É muito ruim você formar e ter motivação de sobra para fazer algo e ver que o buraco é muito mais profundo do que você pensava. Eu nem sei quantos mil formam em Ciências da Computação por ano no Brasil, mas sei que uma boa parte dessas pessoas sonha em ficar rica já no primeiro ano. A pressão dos amigos, da sociedade e as vezes até da família faz você pensar: “Porque não criei isso antes?”, “Porque não pensei no Youtube antes?”, “Esse cara criou uma coisa tão besta, eu mesmo faria melhor”. É, a vida é assim, muitos querem mas poucos, muito poucos conseguem.
A verdade é que ficar rico em Informática criando algo inovador e que seja aceito mundialmente é praticamente nula se levamos em conta a quantidade de gente que forma em Informática no mundo todo. E ainda temos que competir com americanos e indianos que são verdadeiros nerds na Informática e nem dormem direito, tudo para ficar rico da noite pro dia.
Conheço um amigo que formou em Informática e desde então fica pensando 20 horas por dia em alguma aplicação ou software para ficar rico. Pensa o dia todo. Pensa, pensa! E nada! Já se passaram 4 anos desde que formou e o máximo que ele criou foi um organizador de fotos online, tipo Flickr do Yahoo. No fim, só ele, eu e mais dois amigos usaram o sistema, por uma semana, depois o mesmo foi abandonado.
Sonhar é bom, sonhar em ficar rico é melhor ainda mas ser um criador do Youtube ou Google da vida não é fácil. Não sou pessimista mas acho que gastar energias para ficar pensando o dia todo em algo inovador é perda de tempo. Algo novo não surge assim do nada, surge quando você está fazendo outra coisa e necessita de algo que não existe. Exemplo: a 10 anos atrás se alguém quisesse comprar um carro tinha que sair á rua para comprar. Alguém viu a necessidade de que ter um classificados online seria uma boa. Então surgiu Webmotors e outros a fim de cubrir as necessidades básicas dos usuários. Pergunta, o cara do Webmotors está rico? Quantos anos de mercado ele já tem? Quanto ele desembolsou e quanto ele já teve de lucro em sua existência?
Agorinha eu li o depoimento do cara que criou o FON, a maior comunidade do mundo em compartilhar redes Wi-Fi. Leiam a notícia dele e vejam. Nos primeiros anos de empresa, Martin, o criador, teve perdas de 2 millhões de euros mensais até alcançar o break-even, que será no ano de 2008. Mas quem está de fora pensa. “Nossa, o cara já tem mais de 500 mil foneras espalhadas em todo o mundo. Deve estar ganhando rios de dinheiro.” Ver do lado de fora é fácil.
Criar uma start-up em Informática é bastante difícil. A bolha já estourou uma vez em 2000 e seguramente vai estourar de novo muito em breve com projetos web 2.0 que não agregram nada, não tem modelos de negócios e são criados por pessoas que querem enriquecer da noite para o dia.
Portanto, se você quer ficar rico através da Internet, não fique pensando 24 horas por dia em criar algo. Trabalhe, trabalhe muito, porque o único lugar que dinheiro vem antes de trabalho é no dicionário.
PS: Você tem vários amigos formados em Informática. Algum deles é milionário?
Nenhum comentário:
Postar um comentário